Novo Governador já é criticado...

Governador do DF enfrenta protestos nas comemorações dos 50 anos de Brasília



http://oglobo.globo.com/fotos/2010/04/21/21_MHG_pais_rosso_2134.jpg

Sob ameaça de intervenção federal, Brasília comemorou nesta quarta-feira seu aniversário de 50 anos com festa movimentada e eclética, orçada em R$ 8 milhões. Pelo menos cerca de 600 mil pessoas passaram pela Esplanada dos Ministérios, segundo os cálculos da Polícia Militar. Um público grande também era esperado para os shows de Daniela Mercury, Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Milton Nascimento e Zélia Duncan, além de eventos paralelos. Recém-eleito em votação indireta, o governador-tampão Rogério Rosso (PMDB) enfrentou protestos nas cerimônias oficiais, prestigiadas por poucos governadores e autoridades federais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou dos eventos

Acompanhado da primeira-dama Karina Rosso, o governador participou pela manhã de cerimônia no Museu da República, onde houve entrega de medalhas e o lançamento de moeda comemorativa pela Casa da Moeda e de selos e postais dos Correios. Representaram o Planalto os ministros Márcio Fortes (Cidades) e José Artur Filardi (Comunicações), além do assessor especial da Presidência da República, Swedenberger Barbosa. Dos 26 governadores, apenas Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, e José Anchieta Júnior (PSDB), de Roraima, estiveram no evento.

Enquanto autoridades discursavam, a plateia invadia o tablado para tirar fotos com o cantor Milton Nascimento. Uma conhecida da primeira-dama subiu, com crianças, para cumprimentá-la. Empolgada, Karina dançou ao som da Brasília Big Band e chegou a combinar com os músicos participações do governador em apresentações nas cidades satélites. Ele é baixista e adepto do heavy metal.

Na saída, Rosso teve dificuldade para entrar no carro. Um grupo de manifestantes do movimento "Fora Arruda e Toda a Máfia" levou um boneco de Tony Panetone - referência aos panetones que o governador cassado José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido) disse ter comprado - e o cercou cantando versos como "O Rosso vai roubar o que Arruda não deu conta". Policiais tiveram trabalho para dispersar o grupo, de cerca de 30 pessoas, todas com narizes de palhaço. ( Ouça depoimento de pioneiros )

- No meio de uma crise dessas, deixar que deputados corruptos escolham o governador é, no mínimo, desrespeito com a população - disse o estudante de Ciências Sociais Gabriel Santos Elias, de 23 anos, que questiona a legitimidade das eleições.

Rosso demonstrou constrangimento quando um integrante do Programa CQC perguntou quanto tempo durará no cargo, já que é o quarto governador do DF em dois meses.

- Tempo suficiente para que vocês entendam que Brasília é maior que a crise - respondeu.

Depois dos protestos pela manhã, cerca de 60 manifestantes do movimento "Fora Arruda e Toda a Máfia" invadiram, no início da noite, a nova sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal para protestar contra Rosso. Eles ocuparam o prédio principal, que deve ser inaugurado nos próximos meses, e ameaçavam só deixar o local se Rosso deixar o governo. A Polícia Militar foi chamada e até as 22h40m aguardava a chegada do representante da obra.


Extraído de O GLOBO

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial