Brasília é campeã de denúncias de abuso e exploração do Brasil

O Distrito Federal é o campeão de denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100, serviço gratuito do governo federal. Média de 79,85 denúncias por 100 mil habitantes, segundo levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Feito entre maio de 2003 e outubro deste ano pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, o levantamento mostra, contudo, um número preocupante. As ligações que identificam vítima ou agressor são minoria: 5,51% do total.

Os números serão divulgados durante o 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que começa hoje no Rio de Janeiro. O levantamento mostra ainda que as denúncias de negligência, violência física e violência sexual (nesta ordem) são as mais comuns.

Carmen de Oliveira, subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria, esclarece que não é possível dizer que o DF tem proporcionalmente mais casos que São Paulo.

Segundo ela, em São Paulo há pelo menos mais duas opções de serviços para denunciar crimes contra criança e adolescente e buscar proteção. Em todo Brasil, apenas Pará e Paraíba não contam com um disque-denúncia e a maioria dos Estados oferece um serviço único para todos os tipos de crime.

"Não queremos concorrer com os Estados, somos um serviço complementar. Já estamos preparando seminários para transferir tecnologia e integrar os dados", explicou Carmen de Oliveira, admitindo que os números do governo federal não refletem a totalidade de denúncias do País tampouco de casos de violência contra menores.


Texto de Fernanda Odilla, Brasília, 25 de Novembro de 2008

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial