Brasília pode perder título de PATRIMÔNIO da Unesco




O maior de todos os orgulhos da capital do Brasil é o fato de ser um Patrimônio Mundial da UNESCO, devido a sua forma arquitetônica projetado pelos cariocas Oscar Niemeyer e o naturalizado Lúcio Costa. Mas a integridade urbanística de Brasília tem sido afetada por diversas questões.

A Unesco, que monitora os Patrimônios Culturais da Humanidade, pensa em retirar o tão prestigiado título de Brasília em julho desse ano, depois de incluir a cidade na lista dos Patrimônios em Risco. O organismo da ONU enviará um grupo de especialistas internacionais para inspecionar a cidade e suas condições, provavelmente no final de fevereiro.

São várias denuncias, a primeira é a expansão desordenada do Setor Hoteleiro Norte, na 901 Norte, uma das iniciativas relacionadas à Copa do Mundo de 2014. Mas a maior de todas é a construção de moradias sem qualquer organização na orla do Lago Paranoá, uma área inicialmente destinada apenas a clubes e parques, além de hotéis, dentro do Plano Piloto.

A UNESCO já definiu que o estado de conservação de Brasília alcançou um nível crítico. É a única cidade brasileira que poderá perder o cargo na história. 
“As pessoas precisam entender que o que está aqui reconhecido e valorizado, o que está definido como patrimônio, são as escalas urbanas”, declara o IPHAN.
Em breve traremos mais informações sobre esse assunto, mas Brasília perder esse título é o mesmo do Rio de Janeiro deixar de ser "a cidade maravilhosa", São Paulo a "cidade da garoa" e Paris deixar de ser "a cidade da luz", certamente influenciará no turismo e no orgulho da cidade que usa esse título como subtítulo turístico. Mas há alguns na capital que são contra o título, lembrando que o próprio Rio de Janeiro dispensou a honra por não querer que seja fechado um gabarito urbanístico na cidade, acreditando que influenciaria na qualidade de vida de uma metrópole mundial.

Texto escrito e postado por  Rafael Oliveira, 08 de Janeiro de 2012

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial