Ipea destaca desigualdade social do DF nos 50 anos de Brasília

http://4.bp.blogspot.com/_-vtwAPKip2Y/R4qVJEc7S0I/AAAAAAAAAqE/AIxH1v8sYL0/s400/brasilia_amanhecendo.jpg

O Distrito Federal cresce em participação na economia brasileira, mas permanece com uma "vergonhosa desigualdade social", segundo estudo divulgado pelo Instituto de Planejamento Econômico Aplicado (IPEA) por conta do aniversário de 50 anos de Brasília, celebrado nesta quarta-feira (21). De acordo com o instituto, a desigualdade do DF está acima da média do restante do país.

A análise teve como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 1978, 1988, 1998 e de 2008. Segundo o documento, o DF tem participação crescente no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, acima da evolução registrada na Região Centro-Oeste.

"O DF não está tão sujeito a sazonalidades que atingem o Centro-Oeste, mais voltado à agropecuária", informou o assessor técnico da Presidência do Ipea, Milko Matijascic. "Assim como em outras cidades, as transferências do governo, especialmente por meio da previdência, promovem importantes mudanças do ponto de vista de transferência de renda para determinadas parcelas da população", acrescentou ele.

Embora os níveis de pobreza na capital federal sejam menos relevantes que no Brasil como um todo, a desigualdade permanece, de acordo com o IPEA, "gritante". O coeficiente de Gini com as transferências governamentais continuou em 0,63 entre 1998 e 2008, contra 0,55 do restante do país. Quanto mais próximo o indicador ficar de 1, maior é a desigualdade.


Marcio Pochmann, presidente do instituto, ressaltou que, 50 anos depois, a capital concebida com o papel especial de pensar o futuro do país passa a ter problemas comuns a outras cidades. "Brasília carece de um projeto de longo prazo para reafirmar seu potencial em termos de apoio ao desenvolvimento nacional e do Centro-Oeste. O adensamento populacional da cidade foge à perspectiva original. Enfim, ela precisa de um projeto para os próximos 50 anos", disse ele.

Publicado em 26 de Abril de 2010

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial