A Imprensa brasileira... (2)

A Mídia Negativa do Brasil...

http://elenajorreto.files.wordpress.com/2009/04/sen1.jpgJustificar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante esta semana, criticou a imprensa brasileira por privilegiar fatos negativos do Brasil sobre os acontecimentos positivos como a diminuição do desemprego e por privilegiar escândalos do congresso. Provavelmente querendo imitar o presidente norte-americano Barack Obama que na semana passada reclamou sobre a pressão negativa da emissora FOX sobre o governo atual dos EUA, nunca apontando os lados positivos feito pelo primeiro presidente negro da América do norte. Na semana passada o presidente Hugo Chavez também rebateu a imprensa e elogiou o colega Obama pelo ato contra a FOX.

E reparando firmemente os acontecimentos dos jornais brasileiros deste o início deste ano, (e dos passados) eu pude analisar que os jornais brasileiros são 100% sensacionalistas e investem firmemente para a visão negativa, então quando acontece algo bom eles omitem ou olham pelo lado pessimista (Exemplo: O Desemprego diminuiu, ou seja, tem mais pessoas infelizes no emprego)

No Rio de Janeiro, por exemplo, quando a árvore da lagoa foi inaugurada (ou quando o Corcovado se tornou uma das sete maravilhas do mundo), os jornais fluminenses colocaram a noticia em letras minúsculas e deixaram noticias da violência em negrito ocupando uma página inteira (na capa), enquanto jornais como O DIA nem se quer anunciaram. Outro fato que analisei é que apenas o jornal O GLOBO possui uma cobertura sobre a candidatura do Rio de Janeiro para as olimpíadas de 2016 (em todo o Brasil), enquanto em Madrid e Chicago a maior parte dos jornais tem um caderno especial. Durante o Réveillon o Jornal do Brasil falou sobre possíveis tiroteios que poderiam acontecer na cidade e publicou as fotos do maior ano novo do Mundo apenas três dias depois do acontecimento. Para ser mais claro, as noticias positivas do Brasil não são publicadas em jornais e nem passam na TV e a mídia brasileira manipula perfeitamente a mente dos brasileiros e o fazem acreditar que "O Brasil não tem mais jeito".

Enquanto isso a violência no Brasil só tende a crescer sobre a face oculta da imprensa. Só para você ter uma idéia, aqui em Brasília apenas no último ano, várias pessoas já foram assaltadas na praça de alimentação do Shopping Pátio Brasil, um grupo de turistas foram assaltado em frente ao Congresso Nacional em plena luz do dia, pessoas praticam sexo a luz do dia no estacionamento do Pátio Brasil, na praça localizada atrás da Catedral (a Praça Portugal) e no Parque da Cidade (incluindo casos de pedofilia), muitas pessoas são assaltadas continuamente em todo ponto da cidade (principalmente na Comercial Sul), existem tiroteios em bairros nobres, pessoas fumam drogas em plena luz do dia no shopping CONIC, menores de idade entram em cinemas pornográficos e boates do CONIC, entre outros.

Voltando ao assunto do início do POST, é uma lástima que a imprensa brasileira realmente não 'credite' o fato do desemprego no Brasil ter diminuído em uma época onde a maioria dos países estão sofrendo um crônico problema de desemprego. Mas o brasileiro também merece saber os podres do senado federal e dos deputados, afinal, nossos impostos estão nisso. Mas realmente não é necessário ligar a TV e somente ouvir desgraças, ou abrir o jornal matinal sem ao amassar sair sangue.

"Não consigo entender porque a predileção pela desgraça. Há tanta coisa boa no cotidiano do povo brasileiro, mas o que está estampado é a desgraça", comentou o presidente Lula em um raro momento inteligente.


Resumindo... A imprensa brasileira deveria valorizar melhor o nosso Brasil, todos os países tem problemas, mas todas as nações sempre mostram o melhor delas para o mundo, diferente do Brasil que em nossos filmes mostra violência, pobreza e atraso tecnológico. E principalmente, vamos lutar para ter um Brasil digno, com uma imprensa a favor do Brasil e políticos com o mínimo de estrutura partidária.

Texto escrito por Rafael Oliveira, Brasília, 24 de Junho de 2009

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial